Junho 18, 2020

Vinagre de Sidra Caseiro

Ingredientes:
✔ Cascas de cerca de 6 maçãs
✔ 1 Colher de sopa de açúcar
✔ 2 litros de água filtrada (sem cloro)

 

Preparação:
Colocar todos os ingredientes no recipiente e deixar descansar. O frasco não pode ficar fechado. Para evitar insetos, colocar um pano preso com um elástico na boca do frasco. Durante os próximos dias, mexer a mistura pelo menos uma vez por dia (quanto mais vezes melhor pois vai ajudar a aerar a fermentação e prevenir a criação de mofo).
Aos poucos, depois de mais ou menos uma semana, a mistura vai começar a criar bolhas e aí já dá para mexer uma vez por dia. O vinagre vai estar pronto quando as bolhas começarem a desaparecer. Este processo vai durar mais ou menos 15 dias, variando de acordo com a temperatura do local: se for mais quente vai ser mais rápido.
Coar a mistura e voilá! O vinagre está pronto.
Guardar o vinagre em garrafas fechadas de vidro sem preocupação com a validade, dura muitos meses e com o tempo fica ainda mais ácido. Para evitar que as garrafas explodam com os gases de fermentação, abrir pelo menos uma vez por mês.

 

Fonte: Receita partilhada pela Greenvibe e por ela retirada do livro Uma vida sem Lixo da @cristalmuniz que é original da Anne Marie do @zerowastechef

Deixe o seu comentário