Julho 2, 2020

Sustentabilidade da teoria à prática

Na teoria todos sabemos que ter uma vida saudável e sustentável é melhor para todos, para nos para o ambiente, ecossistemas e planeta. Mas na prática o que fazemos, tomamos efetivamente algumas medidas para a preservação ambiental. Damos abaixo alguns exemplos de ferramentas ecológicas que causam menos danos ao meio ambiente:

✅ Palhinhas ecológicas:

As palhinhas de inox ou bambu são uma ferramenta prática que tem um impacto positivo gigantesco no meio ambiente. Essencial no combate ao consumo excessivo de plástico, é fácil de transportar, higienizar e dura mais de dez anos!

✅ Ecobags: uma alternativa aos sacos de plástico:

Utilizar um saco de pano, ou mesmo de plástico, mas que tenha uma boa resistência, é uma atitude simples e que evita o consumo de milhares de sacos plásticos descartáveis.

✅ Copos reutilizáveis:

Os copos reutilizáveis são essenciais no combate à poluição e ao uso excessivo de copos descartáveis em grandes eventos. Inclusive, é possível comprar esses copos para o evento no conceito de caução, gerando uma nova fonte de renda e economia.

✅ Pratique compostagem:

A compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, juntamente com as minhocas, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil, podendo ser usado na agricultura.

✅ Utilize cosméticos naturais:

Os produtos cosméticos convencionais, para além de conterem muitas embalagens, podem ser nocivos para a sua saúde e a do meio ambiente. Os cosméticos naturais respeitam o meio ambiente, não experimentam animais, não incluem substâncias químicas, e a sua composição e os ingredientes são de origem natural. Isso faz com que os cremes se adaptem muito melhor às características da nossa pele. Portanto, este tipo de cosmético é ideal para aquelas pessoas que têm uma pele muito sensível ou tendem a reações alérgicas.

✅ Reutilize e recicle: 

Sempre que pensa em descartar alguma tralha, pensa em reutilizar ou reciclar? Se não pode reciclar em casa, encontre postos de reciclagem próximos de si ou então doe esses produtos, haverá sempre alguém que precisa.

✅ Ajude as abelhas:

Sabia que as abelhas polinizam mais de 70% dos alimentos consumidos por humanos? Atualmente estes seres têm as suas populações reduzidas devido ao desmatamento e à aplicação de agrotóxicos. Ajudar esses pequenos seres é uma das práticas de uma vida sustentável. Para isso, você pode reduzir o consumo de alimentos produzidos com agrotóxicos e, se quiser ir mais longe, disponibilizar alimento para abelha ou até mesmo criá-las.

✅ Pratique consumo consciente:

Reduzir o consumo é uma forma de praticar o consumo consciente. Que tal evitar comprar em excesso e evitar o próprio descarte praticando a reutilização e a reciclagem? Os produtos alimentares têm uma quantidade desnecessária de embalagens; portanto, dê preferência para aqueles que produzem menos resíduo. Hoje, as embalagens são um grande problema ambiental, muitas vezes são gastos mais recursos e energia na produção das embalagens do que nos produtos em si.

✅ Pratique slow fashion:

O consumo de roupas e outros tecidos causa impactos significativos ao ambiente e à saúde das pessoas. Para reduzir os impactos ambientais da utilização de roupas e tecidos desprenda-se do fast fashion e adira ao slow fashion. A prática do slow fashion preza pela diversidade; prioriza o local em relação ao global; promove consciência socioambiental; contribui para a confiança entre produtores e consumidores; pratica preços reais que incorporam custos sociais e ecológicos; e mantém sua produção entre pequena e média escalas.

Deixe o seu comentário