Maio 25, 2020

Férias Sustentáveis e Ecológicas

Todos ansiamos por uns dias de descanso, seja na praia, no campo, ou a descobrir novas cidades e locais que não conhecemos. O entusiasmo de planear esses dias em família, com amigos ou mesmo sozinhos, dá-nos a motivação e entusiasmo para aguentar os dias que teimam em passar até podermos desfrutar desses momentos. Mas quando planeia as suas férias, também pensa em desfrutá-las de forma ecológica e o mais sustentável possível, reduzindo a sua pegada ecológica?

Vamos dar-lhes algumas dicas para desfrutar desses dias da melhor forma possível para ambas as partes, a sua saúde, a sua carteira e a preservação do ambiente:

✅ Agências ecológicas: já existem disponíveis pacotes de viagens mais ecológicos. Procure por novos locais e agências de viagens que tenham em atenção a sustentabilidade do ambiente. A vantagem de agendar as férias por uma destas agências é que eles organizam os itinerários permitindo-lhe descansar mais.

✅ Transportes alternativos: sempre que possível reduza as viagens de avião, grande parte das emissões de carbono é proveniente daí. Se voar é a sua única opção, é possível fazer um pouco pelo meio ambiente pagando um imposto voluntário sobre carbono sempre que viaja de avião. Pode sempre utilizar comboios, barcos, bicicletas ou até fazer parte do percurso a pé.

✅ Bagagem reduzida: leve apenas a roupa que sabe que irá usar, escolha peças de roupa versáteis que combinem entre si e na dúvida leve um conjunto a mais para alguma eventualidade. Mas tem sempre a opção de lavar a sua roupa e voltar a usar. Viajar apenas com o essencial para além de reduzir o combustível gasto nas viagens, perda de tempo nas filas para recolha de bagagem, pode aproveitar para comprar os restantes bens no comércio local, ajudando a economia local.

✅ Alojamento: Se nunca acampou, experimente fazê-lo, uma opção mais ecológica, onde pode desfrutar de noites sob as estrelas, ar fresco e diversão em cozinhados ao ar livre. Caso não seja apreciador desta experiência, opte por locais mais amigos do ambiente, informe-se do que está disponível para o local onde vai. Caso fique num hotel, evite ao máximo a troca de toalhas e lençóis diária e a limpeza do quarto.

✅ Viva como um local: para além de proporcionar uma experiência de viagem verdadeiramente autêntica, mas também permite o desenvolvimento de empresas locais, o que cria um efeito de cascata pois as empresas locais necessitarão de bens e serviços umas das outras. Por exemplo ao ficar num Bed & Breakfast local os produtos do pequeno-almoço virão, quase de certeza, dos produtores locais. Compre nos mercados locais, não só desfruta dos produtos originários da região, como conhece melhor a cultura e hábitos locais e estará a ajudar a economia local. E não se esqueça de levar os seus sacos de pano ou rede para fazer as compras, evitando os sacos plásticos e desperdício de outros recursos.

✅ Descubra a cozinha local: este é sem dúvida um dos maiores prazeres das férias, poder conhecer e desfrutar dos sabores e cozinha locais. Algumas maneiras simples de fazer isso são: visitar as zonas menos turísticas, certamente encontrará locais fantásticos e escondidos por entre os restaurantes locais. Se ficar tiver possibilidade no sítio onde está hospedado, cozinhe, certifique-se de ir aos mercados locais de alimentos, onde pode obter produtos frescos e de origem local. Caso esteja de férias junto ao mar, aproveite para cozinhar peixe acabadinho de pescar.

✅ Hábitos que não devemos esquecer: continue a separar o seu lixo, desligar as luzes e o ar-condicionado quando sair do seu quarto, desligar os aparelhos das tomadas, poupar água fechando as torneiras quando não as estiver a usar. Reutilizar embalagens levando apenas a quantidade que quer, usar a sua garrafa de água reutilizável, sempre que comprar comida para levar peça para embrulhar apenas num guardanapo, dispense os sacos, sobretudo se forem de plástico. Alugar uma bicicleta ou fazer passeios a pé, faz exercício e é uma ótima forma de conhecer os sítios mais escondidos.

Desfrute de uns dias em paz e sempre com pensamento verde!!

Deixe o seu comentário